Lula e Alckmin andam de carro aberto e são recebidos por presidentes da Câmara e do Senado

Presidente eleito chegou ao Salão Negro do Congresso

Por POLÍTICA JB

Faixa foi entregue por cidadãos que representam a diversidade

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin acabaram de ser recebidos pelos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Após subirem a rampa do Congresso Nacional e receberam honrarias militares, Lula e Alckmin entraram no Salão Negro, onde Pacheco e Lira os aguardavam desde as 14h30.

 

 

O carro presidencial chegou ao Congresso às 14h40, aplaudido pelos apoiadores assim que entrou na Alameda dos Estados. Às 14h45, Lula, Alckmin e uma comitiva que incluía a ex-presidente Dilma Rousseff passaram pelo Salão Negro e seguiram pelo Salão Verde.

Do Salão Verde, Lula e Alckmin seguiram para no plenário da Câmara dos Deputados às 14h47, onde serão empossados como presidente e vice-presidente. Com até uma hora de duração, a cerimônia marca a tomada formal de posse e é comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco. (com Agência Brasil)

 

Autoridades

A poucos minutos da chegada de Lula ao Congresso Nacional para a sessão de posse, o movimento de autoridades é intenso. Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, que preside o Tribunal Superior Eleitoral, já estão no Congresso.

A lista de autoridades que está no local inclui também a ex-presidente Dilma Roussef, e futuros ministros do novo governo como Luiz Marinho, do Trabalho; Anielle Franco, da Igualdade Racial; Carlos Fávaro, da Agricultura. O futuro presidente da Petrobras Jean Paul Prates, e o presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, também chegaram.

O futuro ministro dos Transportes, Renan Filho, adiantou as prioridades da pasta ao chegar para a cerimônia. Segundo ele, serão prioridades as ferrovias e rodovias federais, assim como projetos de parceria público-privada. O ex-governador de Alagoas disse ainda haverá uma revisão nas concessões realizadas no governo Bolsonaro no setor de transportes.

Entre os futuros ministros e os parlamentares que chegam para a sessão, o sentimento é de alegria e reconstrução. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, disse que a prioridade na Casa, será a reforma tributária. Já o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, acrescentou como prioridade, a reforma administrativa.

Perguntado sobre quem vai transmitir a faixa presidencial a Lula, o líder do governo na Câmara fez suspense e disse que será surpresa. Tradicionalmente a faixa é entregue pelo presidente no cargo ao presidente eleito. No entanto, Bolsonaro viajou na sexta-feira (30) e não foi divulgado quem fará a transmissão. (com Agência Brasil)

 

Democracia foi a grande vitoriosa, diz Lula em discurso de posse

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (1º), durante seu discurso na cerimônia de posse no Congresso Nacional, que a democracia foi a grande vitoriosa nas eleições de 2022. Ele destacou a atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na condução do pleito e disse que a frente democrática vitoriosa superou “a maior mobilização de recursos públicos e privados que já se viu”, em referência à campanha do candidato Jair Bolsonaro.

 

 

“Nunca os recursos do Estado foram tão desvirtuados em proveito de um projeto autoritário de poder, nunca a máquina pública foi tão desencaminhada dos controles republicanos, nunca os eleitores foram tão constrangidos pelo poder econômico e por mentira disseminadas em escala industrial”, disse. “Apesar de tudo, a decisão das urnas prevaleceu graças a um sistema eleitoral. Foi fundamental a atitude corajosa do poder Judiciário, especialmente do TSE, para fazer prevalecer a verdade das urnas sobre as violências de seus detratores”.

Lula começa hoje o seu terceiro mandato. “Renovo o juramente de fidelidade à Constituição, junto com vice e os ministros que conosco vão trabalhar. Se estamos aqui hoje é graças a consciência política da sociedade brasileira à frente democrática que formamos ao longo dessa campanha histórica”, destacou o presidente. (com Agência Brasil)

 

Lula sobe a rampa do Planalto e recebe faixa presidencial

Após ser empossado no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu hoje (1º) a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro. Entre eles estava o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, o menino Francisco Carlos do Nascimento e Silva, o professor Murilo de Quadros Jesus, a vigília Jucimara Fausto dos Santos, o influenciador da inclusão Ivan Vitor Dantas Pereira, o metalúrgico Weslley Viesba Rodrigues Rocha e a catadora Aline Sousa.

A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do palácio. A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa. Ela morava no acampamento de militantes do Partidos dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018.

Lula voltou a discursar no Parlatório da sede do Executivo federal. Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente iniciou o discurso agradecendo os eleitores que combateram a "violência política" durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros.

"Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado", afirmou.

 

MAIS DETALHES AO LONGO DO DIA