POLÍTICA
Após ter almoço cancelado com Bolsonaro, presidente de Portugal encontra Lula durante viagem ao Brasil
Por POLÍTICA JB
[email protected]
Publicado em 03/07/2022 às 13:50
Alterado em 03/07/2022 às 20:58
Neste domingo (3), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa acabou por encontrar com o ex-presidente e pré-candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ex-presidente e o mandatário português se reuniram na companhia do diplomata Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores do governo Lula, na residência oficial do cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento. Também estiveram presentes o Ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, e o secretário de estado português, Francisco André.
Marcelo disse à imprensa que ele e Lula falaram sobre a situação política e econômica da Europa e da América Latina, além da operação militar especial da Rússia na Ucrânia, afirmando que, neste momento, Portugal e Brasil lidam com a situação de formas diferentes.
No sábado (2), o presidente Jair Bolsonaro (PL), avisou que cancelaria o almoço com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em função de o líder português ter divulgado encontro com o atual favorito e principal rival de Bolsonaro nas eleições de outubro, o ex-presidente Lula.
Hoje o ex-presidente Lula e o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa conversaram por cerca de 1h30 sobre a situação política na Europa, na América Latina e a guerra na Ucrânia. #EquipeLula
— Lula (@LulaOficial) July 3, 2022
????: @ricardostuckert pic.twitter.com/gTzao6hkys
Bolsonaro cancelou a agenda com Rebelo, mas, para o presidente português, o evento já não constava da agenda oficial anterior de sua visita, e que portanto, não teria grande impacto para ele.
"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. [Se] Não é possível, ninguém morre", afirmou ele.
Bolsonaro joga apenas para ele e sua base, não para o Brasil. Desmarcou encontro com o presidente de Portugal quando soube que ele se encontraria com Lula (haverá encontro tb com Temer e FHC). A imagem de estadista sobrou para Lula, 3 meses antes do bicentenário da independência pic.twitter.com/jg58nG9vhv
— Caio Blinder (@caioblinder) July 3, 2022
Ainda antes de deixar Portugal para sua visita ao Brasil, o presidente Rebelo minimizou possíveis desencontros políticos em relação à postura adotada pela diplomacia brasileira sobre o conflito na Ucrânia ao afirmar que "as relações entre Portugal e Brasil são entre povos."
De acordo com o G1, o líder português ainda deve conversar com Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso. (com agência Sputnik Brasil)