POLÍTICA

Bolsonaro corre com inaugurações em 'zonas de conflito' antes de prazo legal

...

Por POLÍTICA JB com Agência Estado
[email protected]

Publicado em 27/06/2022 às 18:54

Alterado em 27/06/2022 às 18:54

Eduardo Gayer e Bruno Luiz - Na tentativa de ganhar fôlego nas pesquisas de intenção de voto em todo o País, o presidente Jair Bolsonaro, pré-candidato à reeleição, fará nesta semana uma força-tarefa de lançamentos de obras públicas. A pressa se deve à lei eleitoral, que veda participação de candidatos em inaugurações a partir de 2 de julho, três meses antes das eleições.

Por isso, os próximos dias serão de viagens do presidente a "zonas de conflito" do palco eleitoral: amanhã, Bolsonaro estará em Maceió (AL); na quinta-feira, vai a Campo Grande (MS); na sexta-feira, estará em Feira de Santana (BA) e no sábado, em Salvador (BA).

A previsão para Maceió é entregar em solenidade oficial 1.120 moradias a famílias de baixa renda e inaugurar obras de restauração da Igreja dos Martírios. O Nordeste é o foco de atenção da campanha de Bolsonaro, por ser a região do País onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem maior vantagem na disputa pelo Palácio do Planalto: 30 pontos porcentuais, de acordo com a mais recente pesquisa Datafolha. A agenda em Campo Grande ainda não foi fechada, mas a área é reduto eleitoral da pré-candidata do MDB à Presidência da República, a senadora Simone Tebet (MS).

Já na Bahia, principal polo do PT no Nordeste, o presidente pretende desfilar com seu pré-candidato ao governo do Estado, o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL). A ideia para Feira de Santana é assinar ordem de serviço autorizando início de obras rodoviárias com interligação de quatro BRs. No dia seguinte, em Salvador, Bolsonaro e Roma participam de mais uma "motociata", dessa vez para marcar o Dia da Independência da Bahia. O 2 de julho marca a libertação da Coroa portuguesa no Estado, em 1823. À tarde, os dois pré-candidatos passam pela Festa do Vaqueiro, em Curaçá (BA), antes de retornar a Brasília.

De olho nas pesquisas de intenção de voto - embora diga publicamente não acreditar nos levantamentos -, Bolsonaro tem feito giros pelo Nordeste. Na semana passada, participou de festas de São João em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Tags: