POLÍTICA

Datafolha sugere que Bolsonaro derrete com crise institucional e economia

...

Por JORNAL DO BRASIL com Agência Estado
[email protected]

Publicado em 27/05/2022 às 07:51

Alterado em 27/05/2022 às 07:51

[Bolsonaro] Querendo prender Alexandre de Moraes Foto: Reuters / Adriano Machado

Mariana Carneiro, Julia Lindner e Gustavo Côrtes - Políticos e analistas tiram duas avaliações iniciais do Datafolha divulgado nessa quinta (26) e que era esperado com ansiedade na 3.ª via. A primeira é a de que, apesar de a consolidação no centro ajudar a organizar as forças que resistem à polarização, a cada desistência nesse espectro ganha força o fla-flu entre Lula e Bolsonaro. A segunda é a de que o presidente patina quando investe no esgarçamento institucional. Felipe Nunes, que lidera a pesquisa Quaest, consumida por investidores, diz que seu levantamento já indicava que Bolsonaro perdeu fôlego em maio, provavelmente em razão do caso Daniel Silveira e da economia. “Todo o esforço de descontrole fiscal não está gerando votos. Ao contrário, está fazendo perdê-los do outro lado”, diz.

Entre aliados do presidente e também na terceira via, o clima era de descrença na pesquisa que apontou Lula com 48% e Bolsonaro com 27% no 1.º turno. “Por que essa pesquisa está certa e as outras erradas?”, disse um aliado de Eduardo Leite (PSDB). Bolsonaristas também fizeram piadas. Tecnicamente, pesquisas de metodologias diferentes são incomparáveis.

Já na campanha de Lula, a avaliação é a de que os números ajudam a pressionar Gilberto Kassab (PSD) e “tucanos históricos” a se aliarem ao PT ainda no 1.º turno. O partido crê que herdou votos de João Doria (PSDB) com a saída dele da disputa.

O presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), minimizou o resultado e celebrou o fato de Simone Tebet (MDB) ter oscilado de 1% para 2%. Um “aumento de 100%”, em suas palavras. A mudança está dentro da margem de erro. (Agência Estado)

Tags: