POLÍTICA
Governo tem 49,4% de avaliações negativas e 30,4% positivas, diz pesquisa
Por POLÍTICA JB
[email protected]
Publicado em 21/05/2022 às 07:13
Alterado em 21/05/2022 às 07:13
A popularidade do presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou leve melhora nesta semana, segundo levantamento realizado pelo Modalmais em parceria com a AP Exata. De acordo com a pesquisa, a rejeição do presidente caiu 0,4 ponto porcentual e a aprovação subiu 0,6 pp. O índice de avaliação regular reduziu 0,1 pp. Dessa forma, os que avaliam o governo como ruim ou péssimo são 49,4%, os que acham que o governo é bom ou ótimo são 30,4% e aqueles que classificam a gestão como regular são 20,3%
Em uma nova semana marcada pelo embate entre o presidente Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o termo "STF" chegou a abarcar 60% das menções ao presidente no dia em que ele tomou ação contra Moraes por abuso de autoridade, segundo o Hórus Político, da AP Exata.
Os bolsonaristas aplaudiram a movimentação de Bolsonaro e reforçaram nas redes o seu ponto de vista que o Supremo está politizado e tentando subjugar o Executivo. Opositores reagiram, afirmando que o objetivo do presidente ao marcar Moraes seria impedi-lo de julgar a sua família e a si mesmo em processos que estejam envolvidos.
Lula e Janja
Outro evento de grande repercussão nas redes foi o casamento entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a socióloga Rosângela Silva, a Janja, na última quinta, 19. O petista teve 58% de menções positivas, mas, segundo o levantamento, foi um acontecimento pontual e ainda não representa uma tendência. (com Agência Estado)