POLÍTICA

Lula cresce dois pontos e Bolsonaro não evolui na nova pesquisa PoderData

...

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 16/05/2022 às 11:49

Alterado em 16/05/2022 às 11:49

Lula lidera em todos os cenários .

A nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira (16), mostra que o presidenteJair Bolsonaro (PL) perdeu 39% dos seus eleitores desde o segundo turno de 2018. Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula (PT) é o maior beneficiário dos eleitores arrependidos e reúne 18% de quem marcou voto no ex-capitão na disputa contra Fernando Haddad (PT), mas que não pretende repetir a ação em 2022.

O resultado coloca Lula na frente dos demais candidatos também neste quesito, já que Ciro Gomes (PDT) recebe, segundo a pesquisa, apenas 4% dos eleitores bolsonaristas arrependidos, mesmo percentual de João Doria (PSDB). Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) têm 2% cada, o que os deixa tecnicamente empatados com o tucano e com o pedetista.

A pesquisa desta segunda-feira também mostra o petista em vantagem entre os eleitores que dizem ter anulado ou votado em branco naquele segundo turno. Neste caso, 34% indicam preferência por Lula na disputa deste ano. Já 27% dizem votar em Ciro e 14% pretendem migrar para Bolsonaro.

Lula permanece na liderança das intenções de voto para o primeiro turno, com 42%, dois pontos a mais que a pesquisa anterior, seguido de Bolsonaro, com 35%, que se manteve estável. Também pontuaram Ciro Gomes, com 5%, João Doria, com 4%, André Janones, que tem 3% e Simone Tebet, com 2% das intenções de voto. (com Carta Capital e Agência Estado)

Tags: