POLÍTICA

PF conclui investigação sobre Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, e aponta corrupção

...

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 09/04/2022 às 08:55

Alterado em 09/04/2022 às 08:59

Ciro Nogueira Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), recebeu propinas do grupo J&F e cometeu os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O relatório final da investigação foi enviado nessa sexta-feira (8) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A defesa de Nogueira nega qualquer irregularidade.

Agora o STF encaminhará as evidências para o procurador-geral da República, Augusto Aras. Ele definirá se apresenta denúncia contra Ciro ou arquiva o caso.

Os pagamentos de propina, segundo a PF, teriam sido feitos a Ciro para que o PP apoiasse a campanha de reeleição da então presidente Dilma Rousseff em 2014.

A PF rastreou, entre outros pontos, repasses feitos a um irmão do ministro por meio de um supermercado fornecedor do grupo J&F.

A investigação teve início com base na delação premiada dos executivos do grupo J&F, mas a Polícia Federal aponta no relatório que obteve provas independentes que corroboram os relatos.

A PF não chegou a indiciar o ministro porque há um entendimento do STF de que não é possível realizar o indiciamento de políticos com foro privilegiado.

O inquérito foi conduzido pela Coordenação de Inquéritos nos Tribunais Superiores (Cinq), vinculada à sede da Polícia Federal, em Brasília. (com agência Sputnik Brasil)

 

Tags: