POLÍTICA
Lula culpa gestão Bolsonaro e Temer por falta de fertilizantes no Brasil
Por POLÍTICA JB
[email protected]
Publicado em 07/03/2022 às 12:41
Lua anda ativo nas redes sociais Foto: Epa
O ex-presidente Lula usou seu Twitter para dizer que a responsabilidade pela falta de fertilizantes no Brasil é do governo Bolsonaro e Temer.
Curiosamente, o petista usou um link de uma matéria na qual tem a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, tentando passar uma mensagem de tranquilidade sobre uma possível falta de fertilizantes para a produção agrícola brasileira em meio ao conflito no Leste Europeu.
Foram os governos de Temer e Bolsonaro que erraram, não o Brasil, fechando fábricas de fertilizantes na Bahia, em Sergipe e no Paraná. https://t.co/axjFeyEPfg
— Lula (@LulaOficial) March 4, 2022
Segundo ela, ainda é "muito cedo para dizer se será um caos ou não", reforçando que o cenário depende da duração da operação. Contudo, a ministra repetiu que a safra já está garantida e que os produtores têm um estoque de passagem até outubro, segundo a reportagem do Brasil 247.
Entretanto, o Ministério do Comércio da Rússia recomendou aos produtores russos de fertilizantes na sexta-feira (4) que suspendam a exportação temporariamente até que a situação do mercado se normalize.
"Tendo em conta a situação atual com o trabalho dos operadores logísticos estrangeiros e os riscos envolvidos, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia deve recomendar aos produtores russos que parem temporariamente de enviar fertilizantes russos para exportação até que os operadores de transporte voltem a trabalhar em bom ritmo e com garantias de que o envio de exportação de fertilizantes russos será feito integralmente", disse o ministério em comunicado. (com agência Sputnik Brasil)