POLÍTICA

PDT exclui Duda Salabert, vereadora mais votada de BH, de propaganda sobre mulheres

Partido de Ciro Gomes fez campanhas sobre a participação de mulheres na política e se "esqueceu" de um dos principais quadros femininos do partido; associação questiona: "Valoriza quais mulheres?"

Por POLÍTICA JB
[email protected]

Publicado em 06/03/2022 às 11:08

Alterado em 06/03/2022 às 11:08

Duda Salabert, liderança mineira Foto: reprodução

Ivan Longo, da Revista Forum - O PDT, legenda do presidenciável Ciro Gomes, lançou, nos últimos dias, propagandas partidárias, a serem veiculadas no rádio, televisão e redes sociais. Duas delas tratam sobre a participação das mulheres na política. Em ambas as peças, a legenda evidenciou uma série de mulheres filiadas ao partido, mas excluiu um de seus principais quadros femininos, a vereadora mais votada da história de Belo Horizonte (MG), Duda Salabert.

Eleita com mais de 37 mil votos, Duda, que é professora, não só entrou para a história com a vereadora mais votada da capital mineira como se tornou a primeira mulher trans na casa legislativa.

As duas propagandas do PDT sobre a participação de mulheres na política contam com a participação, entre outras, da delegada Martha Rocha, deputada estadual no Rio de Janeiro, da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e de Juliana Brizola, deputada estadual no Rio Grande do Sul. Duda Salabert, no entanto, ficou de fora.

 

Macaque in the trees
Ciro Gomes com as mulheres pedetistas em seu programa eleitoral (Foto: reprodução de vídeo)

 

O fato não passou despercebido. Erika Hilton (PSOL-SP), vereadora mais votada do país na eleição de 2020, protestou nas redes sociais. "A Duda Salabert foi excluída da propaganda partidária feminina do PDT na TV, mesmo sendo a vereadora + votada da história da sua cidade. Espero q os outros partidos q tem trans eleitas, inclusive o meu, não façam isso. E que nos apoiem, enquanto mais votadas, nas eleições 2022", escreveu a psolista.

"Eu vi e fiquei horrorizada, mana. Que tristeza. Que deplorável. Minha solidariedade. Juntas vamos fazer história de novo, independente dos nossos partidos nos darem apoio para nossas próximas campanhas. E ainda poderemos atuar juntas", escreveu ainda a vereadora de São Paulo.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra Brasil) também repercutiu o fato ao compartilhar uma postagem da escritora Lana de Holanda. "PDT valoriza quais mulheres?", questionou.

A própria Duda Salabert comentou na postagem: "Se a justificativa for que 'trans tira voto' , lembremos que as duas vereadoras mais votadas da última eleição no país são travestis, Erika Hilton e eu. Se insistirem, digo 'sou a mais votada da história de MG tb'".

.

Tags: