POLÍTICA

Bolsonaro defende reajuste salarial apenas para policiais 

"A gente pode fazer justiça com três categorias. Não vai fazer justiça com as demais, sei disso. Fica aquela velha pergunta a todos: vamos salvar três categorias ou vai todo mundo sofrer no corrente ano?", indagou o presidente

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 20/01/2022 às 07:59

Alterado em 20/01/2022 às 07:59

[Bolsonaro] O discurso derradeiro Foto: Sergio Lima/AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu, nessa quarta-feira (19), a possibilidade de "salvar três categorias" - policiais federais, rodoviários federais e agentes penitenciários - com reajuste salarial em 2022, e acenou com um pedido de compreensão dos demais setores

Em entrevista, Bolsonaro tentou explicar a falta de correção para os outros segmentos do funcionalismo dentro do Orçamento de 2022.

"A gente pode fazer justiça com três categorias. Não vai fazer justiça com as demais, sei disso. Fica aquela velha pergunta a todos: vamos salvar três categorias ou vai todo mundo sofrer no corrente ano?", indagou Bolsonaro.

O Congresso já enviou ao Executivo o texto do Orçamento de 2022, com previsão de R$ 1,74 bilhão para o aumento salarial de policiais, o que atenderia a uma promessa de Bolsonaro à categoria. O presidente definirá sobre o caso na análise de possíveis vetos.

A promessa de Bolsonaro a policiais gerou reação dos demais setores do funcionalismo público, que pressionam por correções e ameaçam com paralisações.

"O tempo vai dizer como a gente vai decidir. Não quero que a gente cometa injustiça com servidor público. Reconhecemos o trabalho do servidor, a defasagem. A inflação que acabou [sendo a] do ano passado, [de] 10%, foi pesada", disse.

A inflação acumulada de 2021, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou especificamente em 10,06%.

Ainda ao canal, o presidente lamentou que o país "não tem folga no orçamento" para este ano, mas garantiu que já tem se movimentado para oferecer reajustes salariais aos servidores em 2023.

"Conversei com o pessoal sobre o Orçamento para o ano que vem. Por ocasião da feitura do mesmo, os servidores serão contemplados com o reajuste salarial merecido", afirmou. (com agência Sputnik Brasil)

 

Tags: