POLÍTICA

Bolsonaro inaugura projeto hídrico de Lula no Nordeste que ainda não pode funcionar por falta de verba

De acordo com governo de Pernambuco, o próprio presidente vetou verbas para terminar as obras

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 22/10/2021 às 07:08

Alterado em 22/10/2021 às 07:08

Bolsonaro em Pernambuco Foto: Presidência da República

O presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de inauguração do Ramal do Agreste na cidade de Sertânia, em Pernambuco, nessa quinta (21).

O programa, projeto do governo Lula, tem a função de levar água às casas de mais de dois milhões de pessoas em 68 cidades da região, entretanto, o funcionamento não será possível no momento.

Para que comece a funcionar, o empreendimento depende da conclusão das obras do complexo Adutora do Agreste, as quais não foram finalizadas ainda porque o próprio presidente da República vetou, em abril, o envio de R$ 161 milhões previstos para isso.

"Em todo o ano de 2021, nenhum único centavo foi repassado ao governo de Pernambuco para o andamento das adutoras. […] Deixando bem claro: em 2021, a União não realizou nenhuma transferência de recursos […]. O ritmo das obras foi reduzido por conta da incerteza na disponibilidade financeira por parte do governo federal e não por conta da ordem de execução dos trabalhos", disse uma nota do governo de Pernambuco.

No entanto, o Ministério do Desenvolvimento Regional critica a sequência de execução dos trechos da Adutora do Agreste escolhida pelo governo pernambucano.

Segundo a pasta, em nota, a administração estadual começou a obra física "do fim para o início", priorizando outros trechos que não os pertinentes para a adutora.

"Caso o governo do estado tivesse executado prioritariamente este trecho, com a conclusão do Ramal do Agreste, a água do Projeto São Francisco chegaria aos municípios contemplados nesta etapa da Adutora", disse a pasta em nota.(com agência Sputnik Brasil)

Tags: