Eleições 2022: Eduardo Leite é favorito para vitória nas prévias do PSDB

.

Foto: Folhapress / Charles Sholl
Credit...Foto: Folhapress / Charles Sholl

Em meio à expectativa da escolha do candidato oficial do PSDB para concorrer às eleições de 2022, a consultoria de risco Eurásia avalia que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, deve vencer o governador de São Paulo, João Doria, seu principal concorrente interno. Com apoio da maioria dos diretórios estaduais do PSDB, Leite aparece como favorito na vitória das prévias do partido, programadas para 21 de novembro, de acordo com a Eurasia.

O cenário que se desenha é que Doria deve obter a maioria dos votos em São Paulo, mas um número crescente dos membros tucanos acha que Leite está em melhor posição para concorrer contra o presidente Jair Bolsonaro. Se for o candidato do PSDB, o governador gaúcho deve experimentar um modesto crescimento no desempenho das pesquisas nacionais, embora suas chances de chegar ao segundo turno dependem da posição do presidente e Jair Bolsonaro.

Na disputa pela liderança, em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva desponta como favorito, na frente de Bolsonaro, um terceiro candidato pode se aproximar do ex-presidente e do atual chefe do Executivo com a deterioração da perspectiva econômica e, em especial, se houver uma crise de energia mais severa, segundo a Eurasia.

Na quarta-feira (22), o Ipec divulgou levantamento em que Lula supera todos os outros eventuais candidatos a presidente da República somados, o que o levaria a vencer no primeiro turno se o pleito fosse hoje. A pesquisa, no entanto, aposta em Doria como o possível candidato do PSDB. Se as eleições fossem realizadas hoje, o governador paulista teria porcentual de votos entre 2% a 3%.(Sofia Aguiar/Agência Estado)

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais