POLÍTICA

Senado já espera que André Mendonça desista de vaga no STF

Decisão pouparia Bolsonaro de desgaste com rejeição do nome, avaliam governistas

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 16/09/2021 às 09:08

Alterado em 16/09/2021 às 09:08

André Mendonça foto: Anderson Riedel/PR

A expectativa entre senadores e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) é a de que André Mendonça tome a iniciativa de desistir de sua candidatura à corte.

Mesmo políticos governistas acreditam que essa seria a melhor solução, poupando Jair Bolsonaro do desgaste de ver o nome de Mendonça rejeitado no Senado. O presidente já sinalizou que não tomará a iniciativa de retirar o nome para não contrariar os evangélicos.

Bolsonaro indicou o nome do ex-advogado-geral da União para o STF em julho. Ele precisa ser aprovado pelos senadores para o cargo, mas até hoje não foi sabatinado.

A resistência dos parlamentares a Mendonça tem várias razões: uma parte deles quer evitar que Bolsonaro consiga emplacar mais um magistrado na corte — o Judiciário tem sido um foco de resistência às ameaças golpistas do presidente.

O ex-advogado-geral da União é considerado também ideologicamente alinhado com o lavajatismo, que a maioria do universo político abomina.

O fato de ser "terrivelmente evangélico" atrapalha —não pela opção religiosa, mas pela submissão que André Mendonça declara ter a bispos de agremiações religiosas.

No domingo (12), ele foi a um culto na Assembleia de Deus e afirmou que aos bispos que a palavra deles "sobre a minha vida é uma palavra com um peso de autoridade de Deus na Terra". Disse que é “um discípulo” e “um servo”. E afirmou ainda reconhecer a sua “submissão”.(Mônica Bergamo/Folhapress)

Tags: