POLÍTICA

Bolsonaro acusa Barroso de buscar 'eleição suja'

.

Por JORNAL DO BRASIL, [email protected]
[email protected]

Publicado em 02/08/2021 às 19:36

Alterado em 20/10/2021 às 17:27

Presidente também falou mal do ex-prefeito de São Paulo Bruno Covas, que morreu de câncer Reprodução de vídeo

Em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (2), o presidente Jair Bolsonaro disparou novos ataques contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e acusou o presidente da corte, ministro Luís Roberto Barroso, de querer eleições "sujas" e de ajudar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a "sair da cadeia".

"Quem quer eleição suja e não democrática é o ministro Barroso. Esse cara se intitula como [quem] não pode ser criticado [...]. O Barroso ajuda a botar o cara [Lula] para fora da cadeia, torna elegível. E o ministro vai contar os votos dele lá? Qual a consequência disso?", indagou o presidente.

A afirmação de Bolsonaro sobre Barroso, segundo a mídia, não tem indícios para comprovar a acusação.

Além dessas declarações, o presidente ainda disse que o ministro "está abusando não é de hoje" e o acusou de defender o aborto e a liberação de drogas. "Ele [Barroso] defende um montão de coisas que não presta."(sic)

Bolsonaro também atacou Lula durante a conversa. Ele chamou o ex-presidente de "corrupto", "cachaceiro", "picareta" e "incompetente".

As recorrentes falas do presidente contra o sistema eleitoral têm elevado a crise entre o Planalto e os demais Poderes, principalmente com o Judiciário.

Ainda na mesma conversa, o presidente, mais uma vez, repetiu a alegação de que a contagem dos votos seria feita numa "sala secreta" no TSE.

Essa outra afirmação já foi desmentida anteriormente pelo tribunal, que explicou que a apuração dos resultados é feita automaticamente pela urna após o encerramento da votação. Em seguida, são impressas cinco vias do Boletim de Urna, que traz os votos recebidos por cada candidato naquele terminal. As vias adicionais do boletim são disponibilizadas aos fiscais dos partidos.(com agência Sputnik Brasil)

Tags: