Arthur Lira (PP-AL) foi eleito nesta segunda-feira (1) presidente da Câmara dos Deputados. O parlamentar era apontado como favorito ao posto, e sua eleição confirmou mais uma vitória para governo de Jair Bolsonaro.
Após ter elegido o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também nesta segunda-feira (1º), Jair Bolsonaro teve outra vitória: Arthur Lira é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele foi eleito com 302 votos. Vale lembrar que, dias antes da eleição, Bolsonaro disse que "se Deus quiser" Lira venceria.
Lira ganhou a eleição num acordo entre bolsonarismo e centrão que envolve bilhões em emendas, criação de ministérios e cargos. Entra para fazer da Câmara um puxadinho de Jair Bolsonaro. Precisamos fortalecer nossa luta e resistência para enfrentar os retrocessos que se anunciam.
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) February 2, 2021
Além do apoio do presidente da República, Lira conseguiu quase todos os votos da bancada ruralista. Na área econômica, o ministro Paulo Guedes também apostava na eleição de Lira para colocar sua pauta em votação e aprovar reformas, como a tributária e a administrativa. Ele e Rodrigo Maia tiveram atritos públicos por divergências nos projetos.
Quem é Arthur Lira
Arthur César Pereira de Lira, de 51 anos, é filho do ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira (PP). Ele é advogado e tem negócios no meio rural.
Ele está em seu terceiro mandato na Câmara. Antes, foi vereador em Maceió de 1993 a 1999. Depois, deputado estadual. Arthur Lira já passou pelo PFL (hoje DEM), PSDB, PTB e PMN.
Ocupou postos importantes no Congresso, como a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e da CMO (Comissão Mista de Orçamento). Também foi líder do Progressistas e do Centrão.
Ele prometeu que, se eleito, procuraria um acordo para instalar a CMO (Comissão Mista de Orçamento) e aprovar o Orçamento nas semanas seguintes. Também disse que a PEC Emergencial, que permite ao governo cortar gastos obrigatórios, e as reformas tributária e administrativa seriam votadas ainda no 1º semestre.(com agência Sputnik Brasil)
A ditadura começou! Cunha, o retorno...
— Perpétua Almeida (@perpetua_acre) February 2, 2021
Artur Lira encerrou a sessão sem apurar os demais cargos e não há previsão no regimento p/ isso. Sequer teve coragem de abrir os microfones p/ os líderes contestarem. Vamos recorrer!