ARTIGOS

Entre vários espaços

.

Por TARCISIO PADILHA JUNIOR
[email protected]

Publicado em 20/10/2021 às 09:07

A cada homem,
o seu salário.
Bruce Marshall

 

Para Durkheim, nem tudo é consequência do meio social e dos caprichos da história, interesse vital está presente. Ainda que a coletividade obrigue que homens e mulheres aceitem certas normas e se imponham determinados valores.

Quando se trata de valores políticos, os jovens desejariam ver respeitadas preocupações e demandas dos cidadãos. Manifestações de junho de 2013 mostraram que os jovens tendem a tratar formas tradicionais de autoridade com desconfiança.

O sistema produz apenas regras, jamais princípios. Se o processo de diluição de poder não acontece, o conflito eclode.

Os jovens, em geral, consideram injustas todas as desigualdades nas quais enxergam a existência de privilégios. Ainda que muitos desconheçam a complexidade de mecanismos econômicos, eles não ignoram a atual situação do País.

Pouco importa que interrogações sucessivas sejam contraditórias, e sejam rapidamente desmentidas por evolução de realidades observáveis. Concretamente, hoje, elas não dependem do princípio da verdade, e sim do princípio da ressonância.

Se ideias coletivas são dotadas de forte inércia, tendem a renovar-se profundamente com a passagem das gerações. Demonstram a capacidade de modificar concepções, no sentido de um realismo maior, importante numa sociedade democrática.

Com a vida dividida entre vários espaços - comunidade, região, nação, mundo -, como estabelecer vínculos com outros?

Engenheiro, é autor de "Por Inteiro" (Multifoco, 2019)

Tags: