Zavascki nega pedido de liberdade para André Esteves
Ministro do STF determina que banqueiro seja encaminhado para o presídio Ary Franco
O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, negou, nesta quinta-feira (26), o pedido de revogação da prisão temporária de André Esteves, do BTG Pactual. Ele ainda determinou que o banqueiro seja encaminhado para o presídio Ary Franco, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
O advogado de Esteves, Antonio Carlos de Almeida, o Kakay, havia entrado com o pedido sob a alegação de que os fundamentos que justificariam a prisão temporária –possibilidade de obstruir investigações ou de fuga – não mais existiriam.
Segundo o advogado, "o pedido de prisão foi baseado no pedido do Ministério Público sobre a necessidade de se fazer uma busca e apreensão e para que ele pudesse ser ouvido". "A busca e apreensão já foi feita e ele já foi ouvido. Então, não vejo nenhum sentido em manter a prisão", disse.
O advogado assegurou que "André não participou da reunião" e "não conhece ninguém ali", além de "nunca" ter tido acesso "a essa tal delação", em referência ao documento que continha a delação de Nestor Cerveró.
Esteves está preso desde quarta-feira suspeito de obstruir as investigações do esquema de corrupção da Petrobras junto com o senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Os dois teriam negociado a compra do acordo de delação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para não serem citados, prometendo uma mesada de R$ 50 mil, além de tratarem de fuga.
O dono do BTG Pactual cumpre a prisão temporária em cela da Superintendência da Polícia Federal, no Centro do Rio. A PF, no entanto, informou ao ministro do Supremo que não tinha condições de mantê-lo no local porque é a única superintendência do país que não possui um sistema para custódia de presos. Por isso, todos os detentos levados para o local passam, geralmente, uma única noite antes de seguirem para um presídio do sistema penitenciário do Rio.
>> PF prende Delcídio do Amaral e banqueiro André Esteves
>> Por 59 votos a 13, Senado mantém prisão de Delcídio
>> Gravação mostra que senador planejava saída de Cerveró pelo Paraguai
>> Imprensa internacional repercute prisões de Delcídio do Amaral e André Esteves
>> STF autoriza incluir nome de ex-advogado de Cerveró na lista da Interpol
