ASSINE
search button

No Rio Grande do Norte, resgate cava 50 m para salvar baleia de 15 m encalhada

Compartilhar

Uma baleia que estava encalhada desde a manhã de quinta-feira voltou ao mar por volta das 12h deste sábado na praia de Upanema, em Areia Branca (RN). A operação de resgate envolveu Polícia Militar (PM), Bombeiros, Marinha e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

Segundo o capitão Jaílson Andrelino, da PM, o animal tinha cerca de 15 m e 10 t. O resgate foi complicado pelas características da praia, que tem uma faixa de cerca de 500 m de águas rasas, o que impedia que rebocadores se aproximassem do local onde estava o animal.

O oficial afirma que o resgate só foi possível após um empresário da região emprestar um retroescavadeira, com a qual foi cavada uma vala de cerca de 50 m até um canal que passava próximo ao local. Quando a maré subiu, os envolvidos no resgate usaram cordas para puxar a baleia pela vala até o canal.

Conforme o capitão, os biólogos da universidade acompanharam por cerca de 2 milhas náuticas (aproximadamente 3,7 km) o animal que, segundo eles, estava saudável.