Unicamp suspende professor que fumou com alunos em sala de aula

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiu suspender o professor que foi filmado em janeiro de 2010 fumando com alunos no Colégio Técnico de Limeira (Cotil). Devani Ferreira de Morais fumava tabaco em um narguilé na companhia de estudantes em uma sala de aula da instituição, que fica dentro de um campus da universidade.

As imagens mostram o professor e um grupo de cerca de 10 alunos menores de idade sentados no chão, alguns sem camisa, fumando narguilé - um aparato usado para fumar tabaco com essências - e cigarros comuns. Após a descoberta do vídeo, a Unicamp recomendou a abertura de processo administrativo disciplinar contra o docente.

A universidade ressalta que, durante o andamento do processo, o professor teve direito a ampla defesa. Nesta sexta-feira, a comissão responsável pelo processo recomendou a aplicação da pena de 90 dias de suspensão ao professor, "entendendo que houve infração das normas de conduta profissional estabelecidas no Estatuto do Servidor da Unicamp". A reitoria acatou a recomendação e suspenderá o professor.