Congresso Global contra corrupção será realizado no Brasil em 2012

Brasília vai sediar, de 7 a 10 de novembro de 2012, a 15ª Conferência Internacional Anti-Corrupção (IACC, sigla em inglês). O anúncio foi feito hoje pela promotora do evento, a ONG Transparência Internacional, em sua sede, em Berlim (Alemanha). A IACC é realizada desde 1983 e, desta vez, terá como tema: "Mobilizando Pessoas: Conectando Agentes de Mudança". No Brasil, a conferência será feita em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a associação Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), representante da TI no país, e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. 

A IACC é considerada o principal fórum global e independente de combate à corrupção, reunindo as principais lideranças globais da luta para eliminar seu impacto sobre a governança, a economia, o meio-ambiente e, principalmente, sobre o cotidiano da população, especialmente dos mais necessitados. O evento acontece de dois anos em dois anos.

Mais de 1,5 mil participantes de mais de 135 países devem participar na 15ª IACC, que reunirá líderes dos setores público e privado, jornalistas investigativos, representantes do Judiciário, autoridades de persecução penal, ativistas, acadêmicos e sociedade civil. 

A 14ª IACC, realizada em novembro de 2010, em Bangcoc, na Tailândia, apontou o caminho para o futuro na luta contra a corrupção: o movimento anticorrupção internacional decidiu dar nova ênfase ao combate à corrupção,  mobilizando a sociedade civil, os setores privado e público, e as novas gerações. Para tanto, é preciso novas ideias e, mais importante, uma interação intensa entre todos esses setores.

Entre outras questões importantes para a prevenção e o combate à corrupção, o evento vai discutir novas formas de incentivar a promoção de mais transparência sobre os gastos públicos e ampliar a participação social no controle desses gastos e nas decisões de governo.