Sul terá chuva e queda na temperatura nesta sexta-feira

O fluxo de ar quente e úmido proveniente do norte do continente já estimula a formação de nuvens carregadas entre o norte da Argentina e o Paraguai, que são reforçadas por uma frente fria que se aproxima do Sul do Brasil. A informação é da Climatempo

Uma outra frente fria se afasta da costa do Sudeste, mas ainda forma algumas nuvens estratiformes entre o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. Áreas de instabilidade que avançam do mar para o continente formam algumas nuvens carregadas entre Sergipe e o Rio Grande do Norte. As nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido estão concentradas entre Mato Grosso, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Rondônia e o Acre. 

As demais localidades do País seguem sob a influência de uma forte massa de ar seco e quente que inibe a formação de nebulosidade. Confira a previsão para sua região:

Região Norte 

O sol brilha forte e a temperatura fica elevada em todo o Norte do Brasil. O Tocantins segue com pouca nebulosidade, calor intenso e baixa umidade do ar à tarde. As demais áreas da região ficam com tempo abafado, as nuvens aumentam durante a tarde e há previsão de pancadas rápidas de chuva.

Região Nordeste 

O dia é de predomínio de sol em todo o Nordeste. Há previsão de chuva isolada no decorrer do dia no oeste do Maranhão e no litoral leste entre a Bahia e o Rio Grande do Norte. Nas demais áreas da Região, o tempo fica firme, com bastante calor à tarde, poucas nuvens e baixa umidade do ar.

Região Centro-Oeste 

O céu fica nublado e chove o dia todo no sul de Mato Grosso do Sul. Nas demais áreas desse Estado, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora. Na maior parte de Mato Grosso, o sol ainda predomina, mas as nuvens aumentam e provocam chuva rápida a partir da tarde. No leste matogrossense e nas demais áreas do Centro-Oeste, o tempo segue firme, com sol forte, calor e baixa umidade do ar durante a tarde.

Região Sudeste 

O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no sul e no oeste de São Paulo. Nas demais áreas paulistas e no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Sudeste, o sol brilha forte, faz calor à tarde e o tempo segue firme.

Região Sul 

O tempo volta a fechar e chove o dia todo no norte do Rio Grande do Sul, no sul e no centro-oeste de Santa Catarina e também do Paraná. Nas demais áreas gaúchas, o céu também fica nublado, mas ocorrem apenas chuviscos. No leste catarinense e paranaense, o sol aparece entre muitas nuvens e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura diminui em toda a região.