Sul do país pode ter chuva, ventos fortes e granizo nesta quinta-feira

Uma intensa frente fria avança pelo Sul do Brasil e espalha nuvens carregadas de chuva entre o Rio Grande do Sul e o oeste e sul do Paraná, segundo a Climatempo. As condições meteorológicas seguem favoráveis à ocorrência de tempo severo (chuva e vento fortes e queda de granizo). 

O choque da frente fria com o ar quente já estimula a formação de algumas nuvens carregadas também sobre Mato Grosso do Sul. Ao longo desta quinta-feira, esse sistema frontal causa aumento de nuvens e chuva nas áreas do sul e do oeste de São Paulo. 

As nuvens tropicais associadas ao ar quente e úmido estão espalhadas entre Rondônia e o norte do Piauí. Áreas de instabilidade que avançam do mar para o continente seguem próximas da costa leste nordestina. Já no Tocantins, no centro-sul do Pará e no restante do País, o predomínio é de uma forte massa de ar seco e quente, que impede a formação de nuvens. 

Confira a previsão para sua região:

Região Norte 

A nebulosidade aumenta na Região. O noroeste do Amazonas seguem carregados, com muitas nuvens e pouco sol. Nestas áreas ocorre chuva no decorrer do dia. No sul do Pará e no Tocantins, o tempo fica firme e ensolarado, sem previsão de chuva. Nas demais áreas, o sol aparece forte, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia e chove de forma passageira principalmente no período da tarde.

Região Nordeste 

Desde o sul da Bahia até o leste do Rio Grande do Norte, o dia é de sol entre muitas nuvens, com previsão de chuva a qualquer hora. No norte do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Piauí e do Maranhão, o dia é de sol e chuva isolada pela manhã e à noite. Nas demais áreas da Região, uma massa de ar seco predomina e deixa o dia com sol e poucas nuvens, sem previsão de chuva.

Região Centro-Oeste 

Uma frente fria avança do Sul do país e influencia o Centro-Oeste. No sul do Mato Grosso do Sul, o dia fica chuvoso e a temperatura diminui. Na capital e no centro-oeste desse Estado, e na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, o céu fica nublado, a temperatura também cai e pode chuviscar. No noroeste de Mato Grosso, o dia é de sol, calor e pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Mato Grosso, no norte de Mato Grosso do Sul e em Goiás, o sol aparece o dia todo, com algumas nuvens. A temperatura fica alta e a umidade do ar fica baixa à tarde. Nas demais áreas, o dia é de sol entre muitas nuvens e com previsão de chuva a qualquer hora.

Região Sudeste 

O avanço de uma nova frente fria sobre o Sudeste deixa o dia com sol e um aumento da nebulosidade com previsão de chuva a qualquer hora no sul e no oeste de São Paulo. Na Grande São Paulo e no litoral paulista, o sol predomina com um aumento da nebulosidade no decorrer do dia, o céu fica nublado com chuvisco à noite. Áreas de instabilidade no Atlântico espalham nuvens e provocam chuva passageira principalmente no fim do dia no norte de Espírito Santo. Há queda de temperatura nessas áreas. Nas demais áreas, uma massa de ar seco predomina, o dia é de sol e poucas nuvens, com umidade do ar baixa à tarde.

Região Sul 

Uma frente fria atua sobre o Sul brasileiro. No norte do Paraná, o dia é de sol entre muitas nuvens, com previsão de chuva a qualquer hora. Nas demais áreas paranaenses, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, o dia é de céu nublado com previsão de chuva. Nas demais áreas, o dia é de sol e poucas nuvens e com um aumento da nebulosidade no sul gaúcho, sem chuva. Há queda de temperatura e tem previsão de geada no sul gaúcho.