ASSINE
search button

Delegado: avião que caiu no Recife deve ter perdido um dos motores. Veja o vídeo gravado instantes antes

Compartilhar

O delegado Guilherme Mesquita, encarregado do inquérito que apura as responsabilidades pela morte de 16 pessoas no acidente aéreo com o avião L-410 da Noar Linhas Aéreas, que caiu na quarta-feira no Grande Recife, afirmou nesta quinta que os pilotos realizaram todos os procedimentos da boa aviação e que o acidente deve ter sido causado por uma falha técnica: a aeronave deve ter ficado sem um dos motores.

>> Identificação das vítimas será peita por DNA

Mesquita antecipa que as hipóteses para as causas e responsabilidades do acidente estão todas abertas, mas alguns elementos já se mostram com mais força: os pilotos tentaram ganhar altitude, comunicaram pane com 55 segundos de voo, decidiram rapidamente voltar ao aeroporto e escolheram um grande terreno para cair, exatamente numa região cheia de edifícios com doze ou mais andares.

Veja o vídeo gravado instantes antes da queda:

A perda de um dos motores é uma conjectura informal a que Mesquita chegou a partir do relato de testemunhas que viram a trajetória do monomotor de fabricação tcheca. "Pela dinâmica com a qual o avião se comportou, pela análise do local do acidente, chegamos a essa hipótese", disse.

O delegado terá uma agenda cheia hoje, segundo dia à frente das investigações: ele deve procurar a equipe da torre de controle do Aeroporto Internacional dos Guararapes, mecânicos que conheciam a aeronave e outras possíveis testemunhas.