ASSINE
search button

São Paulo teve média de 18 armas aprendidas por dia em 2009

Compartilhar

SÃO PAULO - O Plano de Controle de Armas do Instituto Sou da Paz, divulgado nesta quinta-feira em São Paulo, mostra que foram apreendidas 6.476 armas na cidade em 2009, o que corresponde a cerca de 18 por dia. O levantamento, inédito, revela ainda que pelo menos 13.300 armas foram encaminhadas a depósitos da cidade nos últimos dois anos para destruição ou devolução aos seus donos.

Segundo o estudo, os depósitos vêm implementando medidas de segurança e controle para proteger este arsenal e evitar desvios e roubos, mas precisam de aprimoramento e monitoração constantes. Além disso, é crucial, segundo o instituto, que a destruição das armas seja agilizada junto ao Exército, para que se possa desafogar os depósitos e se eliminar, definitivamente, a possibilidade de desvios.

Para o Instituto Sou da Paz, há um conjunto de metas para transformar o diagnóstico do plano em benefícios para a sociedade: melhorar a gestão do controle de armas e munições; melhorar a qualidade e transparência das informações sobre o controle de armas e munições; reduzir os estoques de armas de fogo e munições; garantir a proteção dos arsenais; maior rigor na fiscalização; articular demandas com outros níveis de governo; estimular que as pessoas não tenham armas de fogo e reduzir fatores de risco relativos à violência armada.

Para chegar ao mapeamento, foram coletados dados com as polícias Federal, Civil e Militar, Guarda Civil Metropolitana, Secretaria da Segurança Pública, Departamento de Inquéritos Policiais, Polícia Judiciária (Dipo) e, ainda, dados de pesquisas relevantes realizadas por outras instituições. O principal objetivo do Plano de Controle de Armas é reduzir os homicídios por armas de fogo na cidade de São Paulo.