Toma posse novo presidente do TCU

BRASÍLIA - O presidente e o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler e Augusto Nardes, tomaram posse nesta quarta-feira, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita, Dilma Rousseff, além de governadores, parlamentares e integrantes do Judiciário. Os dois terão mandato de um ano.

O ministro do TCU Valmir Campelo afirmou que Lula teve respeito pelo trabalho da instituição. “O senhor sempre valorizou as instituições de controle do país. Se críticas foram tecidas, são elas compreendidas por essa instituição. O que passa para a história de seu relacionamento com essa instituição é o respeito”, disse Campelo.

O ministro Zymler é formado em engenharia elétrica e direito. Ingressou no TCU por meio de concurso público, em 1992, para o cargo de analista de finanças e controle externo. Em 1998, foi aprovado no concurso para ministro-substituto e desde setembro de 2001 ocupa o cargo de ministro do tribunal.

Augusto Nardes é ministro do TCU desde 2005. Formou-se em administração de empresas e cursou pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento, na Suíça. Nardes foi deputado estadual duas vezes e deputado federal três vezes.