Instabilidade se intensifica no Sudeste nesta quarta-feira

Previsão é de chuva a qualquer hora do dia no Rio de Janeiro

SÃO PAULO - Áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão que se intensificou na costa do Sudeste estão espalhadas por quase toda a região. O ar quente e úmido que predomina forma nuvens carregadas de chuva no leste e no norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná, no Centro-Oeste, em quase todo o Norte, no centro-oeste e no sul da Bahia, no Piauí e no Maranhão. Já no Amapá e nas demais áreas nordestinas o ar seco impede a formação de nebulosidade.

Sudeste

A quarta-feira terá muitas nuvens, poucas aberturas de sol e chuva a qualquer hora do dia no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, em Minas Gerais e no norte, sul e leste paulistas por causa da persistência de um sistema de baixa pressão sobre o Sudeste. Pode chover mais forte no Vale do Jequitinhonha e no norte de Minas Gerais. No centro paulista, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde. No oeste de São Paulo, o sol brilha forte, algumas nuvens se formam e não chove.

Sul

O sol brilha forte, algumas nuvens se formam, mas não chove no norte, centro, oeste e sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e na campanha gaúcha, no oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul. No sul deste Estado, céu nublado com chuviscos. Nas outras áreas, o céu fica com muitas nuvens e ocorrem alguns períodos de sol que intercalam com pancadas de chuva a qualquer hora do dia. No leste gaúcho essa chuva acontece apenas pela manhã.

Centro-Oeste

Uma massa de ar seco avança por Mato Grosso do Sul, onde o sol brilha forte, algumas nuvens se formam, mas não chove. No sul de Mato Grosso e de Goiás e na divisa de Mato Grosso do Sul com estas áreas, chuva rápida à tarde. Nas outras áreas da Região Centro-oeste, o tempo abafado e úmido forma muitas nuvens que provocam pancadas de chuva a qualquer hora do dia.

Nordeste

O sol aparece forte, algumas nuvens se formam, mas não chove no Recôncavo, no litoral norte e no nordeste da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, na maior parte de Pernambuco (exceto oeste), na Paraíba, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no norte do Piauí e no litoral do Maranhão. Nas outras áreas da Região Nordeste, áreas de instabilidade deixam o céu com muita nuvens, poucos períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte no Planalto da Conquista.

Norte

O sol aparece, as nuvens se formam e ocorrem pancadas de chuva à tarde no Amapá e no norte do Pará. Nas outras áreas da Região Norte, o sol aparece entre muita nebulosidade e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora. Pode chover localmente forte, uma vez que o tempo abafado faz as nuvens crescerem bastante, sobretudo à tarde.