Operação policial apreende 500 toneladas de aço em cinco estados

Portal Terra

CURITIBA - A Operação Falcão Peregrino, ação conjunta das polícias civis de cinco estados do Sul e Sudeste, apreendeu 500 toneladas de aço e cumpriu 18 mandados de prisão nesta terça-feira. O objetivo era coibir o roubo e a receptação de material. Dois empresários do ramo de materiais de construção foram presos em Minas Gerais por receptação, conforme a Polícia Civil em Belo Horizonte

Além do metal, a polícia apreendeu caminhões, carros, computadores e documentos, que serão periciados. - Os presos serão conduzidos para Curitiba e todo o material apreendido será analisado - disse o delegado Hamilton Cordeiro da Paz, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) do Paraná.

Com a operação, a polícia espera diminuir o índice de roubo de cargas no estado. "A ocorrência dos roubos e desvios de carga só se perpetuam pela existência de receptadores. São eles os fomentadores desta atividade criminosa", afirma Paz.

Foram apreendidas 340 toneladas em Ipatinga, Minas Gerais, 60 toneladas em Gravataí, Rio Grande do Sul, e outras 100 toneladas em Joinville, Santa Catarina. A operação envolveu cerca de 200 policiais e foi deflagrada após três meses de investigações.