Granizo destelha pelo menos 500 casas em SC

Fabrício Escandiuzzi, JB Online

FLORIANÓPOLIS - Um forte temporal seguido de granizo destelhou pelo menos 500 residências em Santa Catarina. Os municípios mais atingidos, segundo informações divulgadas no início da noite pela Defesa Civil do Estado, foram Campos Novos e Celso Ramos.

Em Celso Ramos, distante cerca de 370 km de Florianópolis e com pouco mais de 3 mil habitantes, a prefeitura estima que pelo menos 60% das casas foram atingidas e vários pontos acabaram alagados. O granizo caiu por volta das 16h e durou pouco mais de 5 minutos, mas foi suficiente para alagar o ginásio de esportes da cidade, escolas, asilo e residências.

O prefeito José de Matia precisou pedir socorro a policiais militares e integrantes do Corpo de Bombeiros de cidades vizinhas para auxiliar no atendimento aos desalojados. A Defesa Civil ainda não tem um número oficial de pessoas que precisaram deixar suas casas, pois a forte chuva que ainda cai na região dificulta os trabalhos. Existe a possibilidade de que as pessoas sejam levadas para municípios da região.

Em Concórdia, no oeste de Santa Catarina, um vendaval no final da tarde destelhou várias casas e estabelecimentos comerciais.

De acordo com as informações do Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), os temporais devem persistir por toda a terça-feira. Somente nas últimas 16 horas, segundo o órgão, choveu 74,44 mm em Pinhal da Serra e 61,2mm em São Joaquim, índices próximo da média para todo o mês de abril.