CNI/Ibope: economia é a responsável pela boa avaliação do governo Lula

JB Online

BRASÍLIA - Para 58% dos entrevistados na pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o governo Lula foi caracterizado como ótimo ou bom. No último levantamento, em dezembro de 2007, esse índice era de 51%.

O novo desempenho (com nota média de 7,1, em uma escala de 0 a 10) é o melhor alcançado pelo governo desde a posse do atual presidente em 2003. De acordo com a pesquisa, o panorama econômico favorável ao crescimento é o fator que mais contribuiu para a avaliação positiva.

- Pode-se afirmar que esse resultado expressa, neste momento, o desempenho da economia, como mostram os indicadores de avaliação do governo no campo econômico e a expectativa da população em relação ao futuro - conclui a pesquisa, que entrevistou 2.002 eleitores.

As entrevistas foram feitas entre os dias 19 e 23 de março, em 41 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Em todos os temas econômicos houve registro de melhora nos índices. Um dos destaques foi a aprovação das políticas de combate ao desemprego por 55% dos cidadãos ouvidos. A estratégia do governo de combate à inflação foi aprovada por 51% dos entrevistados e 39% se declararam favoráveis às taxas de juros.

Para 30% dos eleitores que responderam à pesquisa, o desempenho do governo é regular. Apenas 11% dos entrevistados avaliaram o governo como péssimo ou ruim. Os que não souberam responder ou não opinaram totalizaram 1% da amostragem.