Agência Brasil
BRASÍLIA - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu nesta quarta-feira, em Manacapuru (AM), 17 embarcações e quase 500 metros cúbicos de diversas espécies de madeira, inclusive de lei, que estavam sendo transportadas ilegalmente.
A ação faz parte da Operação Jangada 4, deflagrada na noite da última segunda-feira, com o objetivo de coibir o trânsito de madeira ilegal feito durante a madrugada, feriados e fins de semana.
O analista ambiental do Ibama/AM Marcelo Dutra informou que a operação está sendo realizada em áreas onde já ocorrem cheias nos rios, o que facilita o transporte de por jangadas.
- Geralmente essas madeiras são estocas nas regiões próximas dos rios que concluem primeiramente o período de cheia e depois são guiadas até o mercado consumidor, que neste caso fica em Manaus - disse Dutra.
Até o momento, pelo menos foram feitas 30 detenções. Todos serão autuados e responderão a processos criminais de acordo com a legislação federal.
- Nesta quinta-feira (22), eles serão identificados criminalmente, autuados, receberão suas multas e todo material utilizado para realização do crime ambiental - motoserras, embarcações, caminhões - será apreendido - informou Dutra.