Advogado de Marcos Valério considera 'acusações genéricas e vagas'

Agência JB

RIO - O advogado Marcelo Leonardo, que representa Marcos Valério, afirmou, com todas as letras, que seu cliente não poderia responder às acusações de ser o principal operador do esquema de compras de votos e de caixa 2 conhecido como mensalão, porque a denúncia da Procuradoria-Geral da República é genérica e vaga .

Marcelo Leonardo não poupou argumentos jurídicos para desqualificar a denúncia apresentada pelo Ministério Público no inquérito criminal que relaciona o envolvimento de Marcos Valério, que é sócio das agências publicitárias DNA e SMPB, no esquema.

Sobre à acusação de formação de quadrilha, a defesa do empresário alega que a condição de sujeito ativo não existe, porque o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, usou a expressão núcleo publicitário na denúncia encaminhada ao STF, sem individualizar a conduta das agências de publicidade, nem dos envolvidos. Marcelo parte da premissa de que em outras ocasiões, o STF rejeitou denúncias em ações semelhantes.

O advogado também considerou improcedente a acusação de falsidade ideológica. Ele ressaltou que de a mulher de Marcos Valério, Renilda de Souza, ter sido sócia da Grafite e da SMPB, mas ser representada pelo marido nas empresas, não configura irregularidade e rechaçou o argumento de que a mulher de Marcos Valério ter sido usada como testa-de-ferro.

- Laranja é uma denominação que só pode ser usada para quem quer esconder o sócio. Marcos Valério e Renilda são casados desde 1986. As procurações dela para o marido representá-la nas empresas foram tornadas públicas. Não sei onde se tentou esconder o sócio reiterou.

Marcelo Leonardo considerou ainda improcedente a acusação de corrupção ativa. Isso porque, segundo ele, essa acusação só vale quando funcionários públicos recebem propina, não os cinco partidos acusados de terem sido beneficiados pelo esquema PT, PMDB, PTB, PP e PR (antigo PL).

- É importante lembrar que partido político não é funcionário público, isso bastaria para derrubar a acusação - comentou.