ASSINE
search button

Queda no desmatamento é 'fruto de política corajosa', diz ministra

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse nesta segunda-feira que a redução de 25% na taxa de desmatamento na Amazônia é 'fruto de uma política corajosa e estruturante' do governo federal, em parceria com os governos estaduais e a sociedade civil. A queda corresponde ao período de agosto de 2005 a julho de 2006.

- Todos os setores reconhecem que, de fato, nós estamos conseguindo um processo de governança ambiental - afirmou a ministra no programa semanal de rádio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Café com o Presidente.

Segundo Marina Silva, o presidente Lula coordenou um plano de prevenção e controle do desmatamento, que foi uma 'verdadeira força-tarefa', envolvendo 13 ministérios.

- Tivemos cerca de 400 operações do Ibama ñInstituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveisí, 20 grandes operações integradas da Polícia Federal, juntamente com o Exército, a apreensão de cerca de 1 milhão de metros cúbicos de madeira. Tivemos também o desmantelamento de 1.500 empresas criminosas que atuavam na Amazônia - ressaltou a ministra.

De acordo com ela, a segunda fase do plano refere-se às políticas estruturantes na Amazônia.

- O Ministério da Agricultura está trabalhando o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura para Amazônia, o MDA ñMinistério do Desenvolvimento Agrárioí está trabalhando uma nova lógica para os projetos de assentamento. E o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com a Casa Civil, está agora fazendo a revisão do plano, para que possamos atacar os problemas que vão surgindo - disse.

Ela destacou que a previsão é de que, em 2007, a taxa de redução seja de 30%, correspondendo a uma área desmatada de 9.600 quilômetros quadrados. Segundo a ministra, será a menor taxa desde 1988, quando foi criado o sistema de monitoramento do desmatamento da Amazônia por satélite. Leia aqui a íntegra do Café com o Presidente.