Agência JB
RIO - O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai realizar, na próxima quarta-feira, no Rio, o Seminário Nacional sobre a Cooperação entre Governos e Iniciativa Privada para Proteção da Camada de Ozônio e do Sistema Climático. O principal objetivo é promover parcerias entre governos e empresas distribuidoras de energia elétrica para o recolhimento de substâncias destruidoras da camada de ozônio.
O seminário vai apresentar projetos de manejo e substituição de geladeiras antigas, também serão firmados acordos de cooperação entre o MMA, o governo do Rio de Janeiro e as distribuidoras de energia no estado.
A troca das geladeiras é importante, pois aparelhos produzidos até 1999 funcionam com 500 gramas de CFC (clorofluorcarbono), principal gás nocivo à camada de ozônio. As novas geladeiras utilizam como gases refrigerantes o HFC (hidrofluorcarbono) e o HCFC (hidroclorofluorcarbono). Esse último também agride a camada de ozônio, mas em menor grau que o CFC. Apenas as geladeiras com HC (hidrocarbonetos) não causam danos nesse sentido.
Uma das iniciativas para reduzir emissões de gases nocivos à camada de ozônio prevê o acompanhamento das possíveis propostas de isenção de ICMS nas saídas internas de geladeira e equipamentos de ar-condicionado, decorrentes de doação efetuada pelas companhias de eletricidade do estado do Rio no âmbito dos programas de eficiência energética estaduais.