ASSINE
search button

Operação Xeque-Mate: Justiça prorroga prisão preventiva de 67 presos

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - Sessenta e sete dos 80 presos pela Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal (PF), vão permanecer detidos em Campo Grande (MS). O juiz federal Dalton Igor Kita Conrado, da 5ª Vara Federal da cidade, prorrogou por mais cinco dias o prazo da prisão preventiva de 27 dos 39 presos cujos processos correm na Justiça Federal, liberando os 12 restantes. Outros 40 pedidos de prorrogação feitos hoje (8) pela PF foram decididos pela Justiça Estadual de Três Lagoas (MS).

Apesar de o inquérito ser apurado pela PF, alguns crimes são de competência da Justiça Estadual. Na Justiça Federal estão apenas os processo relativos a contrabando, corrupção e crimes contra o sistema financeiro.

Válidos por cinco dias, os 76 mandados de prisão temporária cumpridos na última segunda-feira (4) expiravam hoje. Os únicos que não venciam à meia-noite eram os do empresário Nilton Cezar Servo e de seu filho Victor Emanuel Servo, presos na terça-feira (5), do médico Hércules Mandetta Neto, que se entregou na quarta-feira (6), e de Ari Portugal, que se entregou hoje. Ao todo, a Justiça expediu 85 mandados de prisão. Cinco investigados continuam foragidos.

Hoje, o delegado Antônio Knol ouviu os depoimentos de Portugal e de Mandetta. Além disso, após o juiz Kita Camargo ter decidido levantar parcialmente o sigilo sobre as investigações, os advogados passaram a ter acesso aos autos do inquérito policial, inclusive às conversas telefônicas interceptadas pela PF com autorização da Justiça. O pedido havia sido feito pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que reclamava das dificuldades de acesso dos advogados aos seus clientes.

Para o presidente da Seccional da OAB de Mato Grosso do Sul, Fábio Trad, as prisões foram inconstitucionais e arbitrárias. Em notícia divulgada através do site da OAB, Trad afirma que, sem individualizar os motivos pelos quais cada investigado foi detido, as prisões poderiam cair por terra.

- Mandados a granel sem fato objetivo são ilegais e inconstitucionais. Não existe no estado democrático de direito prisão para averiguação, afirmou Trad, para quem tem ocorrido uma exposição desnecessária dos suspeitos que, pela Constituição Federal, são presumivelmente inocentes até o julgamento.

Na última quarta-feira, a OAB-MS também conquistou na Justiça o direito de transferência dos sete advogados presos durante a operação para o Comando Geral da Polícia Militar. Ainda de acordo com notícia divulgada pelo site da seccional, apesar da ordem judicial, surgiu a alegação de que o espaço reservado para esse fim já não comporta os detidos na Xeque-Mate, pois nove pessoas encontram-se custodiadas no local, entre eles três oficiais da própria PM.

Segundo a assessoria da PF, até o final da tarde de hoje, nada havia sido decidido a respeito da transferência.

Confira os 67 nomes e os estados onde foram presos:

1) Abel Gimenez Neto (MS)

2) Adelino Ribeiro Taques (MT)

3) Adolfo Stranghetti Alves Nogueira Lima Junior (SP)

4) Adriano Henrique Jurado (MS)

5) Ana Paula Gatti Vital (SP)

6) Antonio Aparecido Ferreira (SP)

7) Antonio Celso Monteiro Catan (MS)

8) Aparecido Saraiva da Rocha (SP)

9) Arlei Sila Portugal (MS)

10) Carlos Antônio Mantovani (MS)

11) Claudia de Oliveira (MS)

12) Daniela da Silva (SP)

13) Dario Morelli Filho (SP)

14) Diogo Aparecido Ferreira (SP)

15) Dirceu Garcia de Oliveira (MS)

16) Durval Quijadas Aro Junior (MS)

17) Edmo Medina Marquetti (MS)

18) Ednaldo Rocha Alves (MS)

19) Edson Gonçalves da Silva (MS)

20) Edson Ivase (MS)

21) Elis Antonio Candido de Souza (MS)

22) Fabio de Melo Dias (MS)

23) Fernando Augusto Soares Martins (MS)

24) Fernando Leo Barbieri (MS)

25) Genivaldo Alves Cordeiro (MS)

26) Gildo da Silva Gadelha (DF)

27) Hélio Ferreira Junior (MS)

28) Hércules Mandeta Neto (MS)

29) Hiliene dos Santos Queiroz (MS)

30)Iraceno Teodoro Alves Neto (MS)

31) Itacir Fernandes Sebben (MS)

32) Ivan Paulo Hodlich (SP)

33) Ivaneide dos Santos (MS)

34) Ivanildo Santos Silva (MS)

35) Jamil Abud Júnior (MS)

36) Jamil Name Filho (MS)

37) Jean Welber Garcia Pereira (MS)

38) João Alex Monteiro Catan (MS)

39) João Ramos dos Santos (MS)

40) José Carlos de Souza Prata Tibery (MS)

41) José Eduardo Abdulahad (MS)

42) José Lazaro Servo (MS)

43) José Lopes da Silva Junior (MS)

44) José Miguel Celestino (MS)

45) Jurandir Vieira da Silva ( MS)

46) Kelson Mercy Dias (MS)

47) Luciana Antunes Ferreira (SP)

48) Marcio Cesar de Almeida Dutra (MS)

49) Marcio Moraes de Paiva (MS)

50) Marcio Socorro Pollet (SP)

51) Maria Dalva Cristina Martins (MS)

52) Marmo Marcelino Vieira de Arruda (MS)

53) Micheil Youssef (MS)

54) Nilton Cesar Servo Segundo (PR)

55) Odiney de Jesus Leite (MS)

56) Reginaldo da Silva (MS)

57) Roberto Razuk (MS)

58) Rogerio Amorim Marinho (MS)

59) Rubens Baptista Filho (MS)

60) Sérgio Roberto de Carvalho (MS)

61) Silvia Helena Ribeiro Marques (SP)

62) Wender Souza da Rocha (SP)

63) Wladimir Stranghetti Alves Nogueira (SP)

64) Zildson Feitosa Gadelha (MS)

65) Victor Emmanuel Servo (MS)

66) Nilton Cesar Servo (MS)

67) Ari Silas Portugal (MS)