ASSINE
search button

Brasil desmente interesse em controle total da hidroelétrica de Itaipu

Compartilhar

Agência EFE

BRASÍLIA - O Ministério das Relações Exteriores desmentiu nesta quarta-feira que o Brasil esteja interessado em fazer uma oferta ao Paraguai para passar a controlar a empresa responsável pela hidroelétrica de Itaipu, administrada por ambos os países.

- Não há nada em estudo nesse sentido - afirmou um porta-voz da Chancelaria, em relação a uma informação que hoje foi publicada pelo 'Jornal de Brasília'.

Segundo a versão, o Brasil pretenderia oferecer ao Paraguai US$ 4 bilhões pelo controle total da empresa Itaipu Binacional, responsável pela unidade que gera cerca de 92 milhões de megawatts por hora.

Em Itaipu, que fica no Rio Paraná, é gerada quase 90% da eletricidade consumida no Paraguai e cerca de 20% da energia usada pelo Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma visita oficial ao Paraguai nos próximos dias 20 e 21 de maio, e na agenda que discutirá com seu colega, Nicanor Duarte, estão assuntos relacionados com Itaipu, mas nenhuma oferta de compra, afirmaram porta-vozes da Chancelaria.

Durante sua estadia de dois dias no país vizinho, Lula irá à represa de Itaipu junto com Duarte, para participar de um ato oficial no qual serão postas em operação duas novas turbinas da hidroelétrica.

Além de assuntos relacionados com a distribuição das cotas da eletricidade gerada em Itaipu, Lula e Duarte conversarão sobre a construção de uma segunda ponte sobre o Rio Paraná, medidas conjuntas contra a febre aftosa e o regime alfandegário em vigor na região de Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, fronteira entre os dois países.