Petrobras planeja colocar GNL em atividade já em 2008

Agência JB

RIO - Em busca de novas alternativas para o crescimento de consumo do gás natural no país, a Petrobrás começa a se preparar para ter o gás natural liqüefeito (GNL).

A expectativa da Petrobras é colocar uma das duas embarcações que será utilizada como unidade de regaseificação de GNL em operação no primeiro semestre de 2008 - quando o país deverá enfrentar problemas de abastecimento de gás natural em razão do crescimento do consumo. Segundo a empresa, o GNL regaseificado vai atender principalmente às necessidades de consumo das usinas termelétricas.

A assessoria de imprensa da estatal informou na última sexta-feira que a empresa vai contratar duas novas embarcações que serão utilizadas como unidades de regaseificação de gás natural liqüefeito, processo pelo qual o gás em estado líquido importado volta à condição de gasoso.

Segundo assessoria da Petrobrás, o Projeto GNL constitui a melhor solução técnica e econômica para viabilizar o suprimento flexível de gás tanto no curto como no longo prazo, disponibilizando gás natural nas regiões Sudeste e Nordeste do país e garantindo a confiabilidade das Usinas Termelétricas.