Energia elétrica ficará mais barata no Ceará

Agência Brasil

CEARÁ - A energia elétrica fornecida pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) ficará mais barata a partir do próximo domingo.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os índices negativos de revisão tarifária são 9,42% para baixa tensão, como consumo residencial, e 9,13%, para alta tensão, como o consumo industrial.

A distribuidora atende a 2,5 milhões de unidades consumidoras em 184 municípios do Ceará. O processo de revisão tarifária foi concluído após ser submetido à audiência pública no último dia 4 de abril, em Fortaleza, com a participação de 200 pessoas, das quais 41 se manifestaram. As contribuições recebidas pela Aneel na reunião e, por escrito, via e-mail, foram analisadas pelos técnicos da agência para consolidar o processo. A revisão tarifária está prevista nos contratos de concessão, com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel. A revisão é feita pela Aneel a cada quatro anos, em média. O primeiro ciclo de revisão ocorreu de 2003 ao início de 2006 para 61 distribuidoras.

Além da Coelce, as empresas Eletropaulo (SP), Celpa (PA), Escelsa (ES), Elektro (SP), Bandeirante (SP) e Piratininga (SP) serão submetidas a revisões tarifárias neste ano. Em 2008, serão mais 36 concessionárias, outras 17 em 2009 e uma em 2010.