Portal Terra
RIO - A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec) alertou 18 Estados de todas as cinco regiões brasileiras - Nordeste, Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul - sobre a iminência de chuva forte entre terça e quarta-feira
No Nordeste, houve alerta para chuva no Maranhão, leste e litoral de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, em razão da presença de áreas tropicais de instabilidade que formam nuvens carregadas. Há possibilidade de precipitações intensas, segundo a Sedec.
Na quarta-feira, a chuva deve persistir no Maranhão, com risco de descargas elétricas no centro-sul do Estado. Também há previsão de pancadas no norte e litoral do Ceará, em decorrência das áreas de instabilidade.
No Centro-Oeste, a Sedec alertou para a ocorrência de temporais no centro-norte e leste do Mato Grosso. Nesta quarta-feira, as pancadas devem continuar no Estado, além de atingir Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Nestes três últimos Estados, há possibilidade de chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km por hora. Há ainda risco de chuva de granizo localizada no norte do Mato Grosso do Sul.
No Norte do país, o alerta de chuva da Sedec foi direcionado para Tocantins, Pará e Amazonas, onde deve haver precipitações entre hoje e amanhã. Há risco de chuva com descargas elétricas no centro-norte de Tocantins, centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas.
As chuvas devem persistir em Minas Gerais até esta quarta-feira, devido à presença de áreas de instabilidade. No Triângulo Mineiro e no sul do Estado, há risco de temporais isolados com descargas elétricas e rajadas de vento com velocidade entre 50 e 60 km por hora.
Já em São Paulo, a chuva deve continuar nesta quarta-feira. Há risco de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km por hora principalmente na Grande São Paulo e no centro-oeste e sul do Estado.
Nas regiões oeste e sul do Rio Grande do Sul, uma nova frente fria se aproxima a partir desta terça-feira, o que deve ocasionar a formação de nuvens carregadas e, conseqüentemente, pancadas de chuva. A Sedec alerta para a possibilidade de precipitações intensas, descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km por hora. O mesmo deve acontecer no leste e norte do Paraná, que também podem ter granizo localizado.