ASSINE
search button

Aeronáutica anuncia plano de descentralização do controle de vôo

Compartilhar

Agência JB

BRASÍILIA - Em entrevista coletiva no início da noite de quinta-feira, o comandante da Aeronáutica Luiz Carlos Bueno da Silva confirmou a compra de material de comunicação adicional para os centros de controle do espaço aéreo brasileiro. Além da medida, o brigadeiro anunciou também um plano de descentralização do controle aéreo, que visa desafogar o trabalho do Cindacta 1 em Brasília. Hoje, o Cindacta de Brasília é responsável por cerca de 80% do controle de tráfego aéreo e, por isso, caso alguma pane aconteça, ou os opeeradores entrem em operação padrão, o tráfego aéreo em todo o país fica comprometido.

O controle será dividido inicialmente com São Paulo e Rio de Janeiro. No futuro, Bueno disse que a intenção é fazer esta divisão também com outras praças, como Curitiba, Recife, Belém e Manaus.

O comandante também anunciou que técnicos e engenheiros especializados na manutenção dos equipamentos de comunicação serão treinados e disse que a crise esatará solucionada até as festas de fim de ano.

- Podem haver atrasos normais, de 30, 40 minutos. Nada além disso - garantiu Bueno.