ASSINE
search button

PFL decide fazer 'governo de sombra' a Lula

Compartilhar

Agência JB

BRASÍLIA - A Executiva Nacional do PFL esteve reunida nesta quinta-feira em Brasília para discutir a postura do partido em relação ao governo Lula. A principal decisão é de que o PFL vai fazer um 'governo de sombra' a Lula nos próximos quatro anos, segundo o prefeito do Rio, Cesar Maia, um dos membros da Executiva. Segundo Maia, os parlamentares irão agir como ministros de oposição nas comissões do Congresso.

- Ministro na sombra como oposição tática, não é discutir filosofia, é identificar os pontos frágeis do governo, os pontos que discordamos visceralmente e expô-los - disse.

Cesar Maia disse que o 'governo de sombra' será uma espécie de governo paralelo.

- Será como se o senador Jorge Bornhausen (SC) fosse o presidente da sombra e a nossa executiva o gabinete. Essa vai ser a dinâmica do governo na sombra que estamos montando - explicou, referindo-se ao senador que é presidente da legenda.

Na reunião da executiva, foi oficializada a escolha do nome do senador José Agripino Maia (RN) como candidato à presidência do Senado. Cesar Maia disse esperar que o PSDB dê apoio integral à escolha. Além disso, foram apresentados 20 pontos sobre os quais o partido irá embasar suas próximas ações.

Entre eles, está a apresentação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para acabar com as Medidas Provisórias.

- É uma excrescência da democracia brasileira um Executivo que já tem uma iniciativa privativa para todas as leis tributárias, orçamentárias e financeiras e que criam despesas, ainda legislar por MP - disse Cesar Maia.