ASSINE
search button

Manifestantes ocupam jazida da Petrobras na Bolívia

Compartilhar

EFE

LA PAZ - A jazida de hidrocarbonetos boliviana de Caranda, da Petrobras, foi ocupada por manifestantes da região, confirmou nesta quarta-feira a companhia.

Caranda, localizada 100 quilômetros ao norte da cidade de Santa Cruz e operada pela Petrobras Energia, foi ocupada na terça-feira passada por um número não especificado de agricultores do município de Buena Vista.

Um boletim da empresa indica que, por razões de segurança, foram fechadas as válvulas dos poços produtores, tanto de petróleo como de gás natural. Os 20 funcionários permanecem no local e não sofreram agressões.

Segundo a companhia, os moradores da região exigem que o Governo asfalte a estrada que leva à região, implemente projetos de irrigação e de gás domiciliar, entre outras reivindicações.

Fontes extra-oficiais disseram que os quatro reféns tomados na terça-feira passada - três funcionários do Governo de Santa Cruz e um da Prefeitura de Buena Vista - foram libertados na madrugada passada.

Eles aguardam a chegada de uma comissão de alto nível dos Ministérios da Agricultura, Hidrocarbonetos e Obras Públicas, aos quais exporão suas reivindicações.

A jazida de Caranda, e sua vizinha de Colpa produzem diariamente 400 barris de petróleo e 1,2 milhão de metros cúbicos de gás natural.