ASSINE
search button

Decretada prisão de empresário responsável por desastre ambiental

Compartilhar

Agência Brasil

PORTO ALEGRE - A Justiça do Rio Grande do Sul decretou nesta terça-feira a prisão preventiva do empresário do setor coureiro-calçadista Luiz Ruppenthal, responsabilizado pelo desastre ambiental que causou a morte de 85 mil toneladas de peixe no mês passado, no Rio dos Sinos. Ele não foi encontrado pela Polícia Civil e é considerado foragido.

Ruppenthal é diretor-presidente da União dos Trabalhadores em Resíduos Especiais e Saneamento Ambiental (Utresa), que jogava produtos tóxicos diretamente nos arroios que deságuam no rio, segundo o Ministério Público. O Rio dos Sinos, junto com o Gravataí, abastece 44 municípios da região metropolitana de Porto Alegre.

O promotor Paulo Eduardo de Almeida Vieira disse que a culpa da empresa foi confirmada nas amostras de solo e água. Ele apresentou um relatório de cerca de 100 páginas, produzido também pela Fundação de Proteção ao Meio Ambiente do estado (Fepam) e pela Prefeitura de Estância Velha, com fotos e análises laboratoriais. A Fepam já havia multado seis empresas da região, incluindo a Utresa.

O Ministério Público informou que a ação civil pública contra a Utresa foi ajuizada hoje no Fórum de Estância Velha. Os promotores de Justiça também pediram a nomeação de gestores ambientais para fazer cumprir determinações da Fepam.