Leandro Mazzini, Agência JB
RIO - Os bancos lideraram a lista de doadores a Sérgio Cabral na campanha milionária declarada hoje ao Tribunal Superior Eleitoral. Cabral arrecadou R$ 9.740.389,18 quase um terço disso, ou R$ 3,1 milhões, foi angariado junto a sete grandes bancos, com destaque para o Itaú, que doou R$ 900 mil.
Os bancos Alvorada (R$ 800 mil), BGN (R$ 400 mil), BMG (R$ 350 mil), Cruzeiro do Sul (R$ 250 mil), Mercantil de São Paulo (R$ 200 mil) e Prosper (R$ 200 mil) completam a lista. As empreiteiras não ficaram atrás. Doaram R$ 2.375.000,00, entre elas a OAS com R$ 800 mil e a Carioca Christian Nielsen, com R$ 700 mil.
Numa ajuda menos vultosa, as concessionárias de veículos aparecem com doações que somam R$ 229.600, entre elas Eurobarra e Recreio Veículos.
Na declaração de gastos, a publicidade abocanhou grande fatia na receita do governador eleito. Só a TV Zero, que fez os programas de rádio e televisão, levou R$ 2,15 milhões. Publicidade com placas, faixas e outros serviços. Pesquisas encomendadas ao IBOPE custaram nada menos que R$ 506.566,80.