ASSINE
search button

Simulação de pouso forçado envolve 400 pessoas em SP

Compartilhar

Redação Terra

SÃO PAULO - Cerca de 400 pessoas estão envolvidas na simulação de um pouso forçado realizada neste domingo, em São Paulo. Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) - Secretaria Estadual de Saúde - e do Corpo de Bombeiros vão atuar no salvamento de 125 pessoas, que estão em uma aeronave de 26 metros com capacidade para 20 passageiros e cinco tripulantes.

Segundo o diretor do Samu, Pedro Rozolen, o treinamento é necessário para que as equipes estejam bem preparadas em caso de acidentes.

- Em catástrofes há sempre algo que surpreende - disse ele.

De acordo com o coronel Scheffer, do Corpo de Bombeiros, este tipo de simulação serve para qualificar e preparar os comandos do grupo. Ele lembrou que o trabalho de resgate no acidente com o Fokker 100 da TAM, em 1996, em São Paulo, trouxe muita experiência para os bombeiros.

Para a simulação, foi montada uma estrutura completa, com prédios, casas, posto de gasolina e oficina mecânica cenográficos. Além das equipes do governo do Estado, alunos de enfermagem de universidades da Grande São Paulo colaboraram com a simulação, como vítimas.

O atendimento será feito pelo Samu, que, após o resgate das vítimas, encaminhará os feridos para 11 hospitais da capital paulista.