ASSINE
search button

Moradores de Recife vão receber medicamentos gratuitos para filariose

Compartilhar

Agência Brasil

BRASÍLIA - Cerca de 66 mil habitantes de cinco bairros da capital pernambucana receberão nesta sexta-feira e sábado medicamentos gratuitos para prevenção e tratamento da filariose.

A distribuição, programada pela prefeitura do Recife, com base em um levantamento que identificou as áreas com alta incidência da enfermidade, será feita em 220 postos de saúde da cidade.

Do início do ano até agora foram notificados 209 casos da doença entre os recifenses, contra 493, verificados no mesmo período do ano passado. De acordo com o secretário municipal de saúde, Evaldo Melo, a ação, recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) visa interromper o processo de avanço da doença, causada por verme e transmitida pela picada do mosquito culex, conhecido popularmente como muriçoca.

Pela primeira vez no Nordeste está sendo feito esse tipo de trabalho de mapear toda a população infectada ou com risco de filariose e iniciar o tratamento coletivo, destacou Melo. A doença não mata, mas apresenta sintomas como dor de cabeça, febre, dores pelo corpo e também provoca deformidade em órgãos sexuais masculinos e membros, como braços e pernas, incapacitando os indivíduos para o trabalho.

Dados do ministério da Saúde indicam que no Brasil a filariose já foi prevalent,e mas agora está localizada em focos endêmicos na região metropolitana do Recife, em Maceió e em menor escala,em Belém, no Pará, onde o tratamento em massa, da população, teve inicío há seis anos