Reuters
BRASÍLIA - O secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Odilo Scherer, disse na sexta-feira que uma visita do papa Bento 16 ao Brasil, maior nação católica do mundo, leve a um menor número de conversões para religiões pentecostais.
O religioso disse que a visita do papa pode agitar a fé dos católicos no país se ele vier à quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, marcada para maio de 2007.
- A visita do papa não está confirmada. Mas ele disse que estará aqui. Isso vai ajudar? Sim, esperamos que ajude, mas não é assim tão simples - disse Scherer em entrevista coletiva para anunciar a Campanha para a Evangelização, que visa angariar fundos para difundir a fé católica.
- Muitas vezes (aqueles que se convertem) são pessoas pobres - disse ele. - Frequentemente são pessoas que buscam alguma coisa porque estão em uma situação de crise que afeta a saúde ou o emprego.
De acordo com o censo de 2000, cerca de 16 por cento dos 185 milhões de habitantes do país se identificam como pentecostais.
Mas um levantamento feito em outubro pelo grupo norte-americano Pew Forum on Religion & Public Life descobriu que quase metade dos brasileiros são pentecostais ou cristãos carismáticos.
Entre os pentecostais estão denominações como a Assembléia de Deus ou a Igreja de Deus em Cristo.
Igrejas pentecostais mais recentes, como a Igreja Universal do Reino de Deus, têm atraído católicos e pessoas que antes pertenciam a outras religiões.