Reuters
SÃO PAULO/BRASÍLIA - A adesão da maior fatia do PMDB à coalizão liderada pelo presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva deve ser formalizada na próxima quinta-feira, em um encontro do conselho da sigla depois de o petista viajar à Nigéria para o primeiro encontro África-América do Sul.
Enquanto estiver no Brasil, Lula se ocupará da articulação com partidos políticos. Após a reunião do Diretório Nacional do PT no fim de semana, o presidente conversará com o PDT, do senador Cristovam Buarque, e com o PV, do ministro da Cultura, Gilberto Gil.
Com Lula fora, o vice José Alencar assume o Palácio do Planalto, depois de retornar de sua licença para tratamento médico nos Estados Unidos.
Veja a seguir os principais eventos políticos previstos para a semana que vem.
SEGUNDA-FEIRA
Lula se reúne com dirigentes do PDT em Brasília e participa do Congresso Internacional de Biocombustíveis.
TERÇA-FEIRA
'Almoço da paz' do PMDB reúne os dois últimos presidentes do Senado, o atual Renan Calheiros (AL), e o antecessor José Sarney (AM), com o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP). Em pauta está a adesão ao governo.
Depois de conversas com dirigentes do PV, Lula viaja à noite para a Nigéria, onde participa do primeiro encontro África-América do Sul. Alencar assume a Presidência.
QUARTA-FEIRA
Câmara pode realizar segundo turno de votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que torna aberto o voto em todas as esferas do Poder Legislativo do país.
QUINTA-FEIRA
Conselho político do PMDB define adesão da maior parcela da sigla ao governo Lula. Seis senadores devem se posicionar contra a entrada do partido na coalizão governista.
-- Lula retorna da cúpula na Nigéria.
SEXTA-FEIRA
Lula se encontra com dirigentes do BNDES.