Ludmilla Rabello, Agência JB
RIO - Policiais Federais da Interpol do Rio de Janeiro , com apoio de policiais federais de São Paulo, prenderam na manhã desta quarta-feira, no bairro da Penha, na capital paulista, o traficante internacional Ricardo Rodrigues Gomes, de 47 anos.
O traficante estava foragido há 17 anos e foi condenado a 8 anos de reclusão pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, acusado de participar de uma organização internacional de tráfico de drogas .Na época , a quadrilha era comandada pelo traficante internacional Pablo Escobar.
Memória:
Em 26 de abril de 1989, uma aeronave DC-10 da Varig,que saíra do Rio de Janeiro, foi retida no aeroporto de Miami,nos EStados Unidos, em razão da apreensão de uma tonelada de cocaína. Além da repercussão internacional, a Varig foi multada pela DEA (Drugs Enforcement Administration). Houve, também, por parte de autoridades americanas, pressão para descredenciar o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro como aeroporto internacional.
Nas investigações iniciadas no Brasil na ocasião, foi constatada a existência de uma grande quadrilha de narcotraficantes com vários tentáculos e rotas.A cocaína saía dos cartéis da Colômbia, comandados por Pablo Escobar, entrando pelas fronteiras do Brasil, passando por São Paulo, na chamada rota caipira , no interior de São Paulo, até chegar ao Rio de Janeiro, onde eram embarcadas em aviões da Varig no Aeroporto do Rio.
O embarque da cocaína nos vôos da Varig era realizado por despachantes da empresa que faziam parte da organização. Na época, a Polícia Federal do Rio de Janeiro conseguiu apreender 125 quilos de cocaína em poder de um ex-funcionário da Varig, que tentava embarcar com a droga para o exterior.