Agência Brasil
BRASÍLIA - Brasília - O governo vai enviar ao Congresso uma Medida Provisória (MP) criando um fundo para financiar obras de infra-estrutura. A informação foi dada nesta quarta-feira pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que o tema foram os investimentos em infra-estrutura. O objetivo, explicou o ministro, é que o fundo opere com recursos da ordem de R$ 5 bilhões provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Mantega disse ainda que um gargalo solucionado na reunião foi a questão das licenças ambientais, que muitas vezes atrasam o cronograma das obras de infra-estrutura.
- Foi definida a tramitação para acelerar isso. Acho que está indo bem, acho que vamos solucionar esses problemas - afirmou.
- O próprio presidente - ressaltou o ministro - pediu que a equipe econômica chegue a formas de financiamento eficientes para os investimentos na área. O presidente quer que a gente elimine os pontos de estrangulamento, consiga formas de financiamento mais eficazes e que não haja problema de infra-estrutura atravancando o crescimento do país - enfatizou Mantega, que voltou a citar os Projetos Piloto de Investimento (PPIs) como uma forma de criar condições favoráveis para atingir as metas de crescimento estabelecidas pelo governo.
A infra-estrutura, por um lado, é a solução para garantir o crescimento sustentável. Para isso precisa haver energia elétrica, mais rede de esgoto, transporte, rodovias etc. E, ao mesmo tempo, a infra-estrutura dá uma oportunidade para alavancar investimento, porque ela é geradora, formadora de investimento, ela tem essas duas facetas, observou.