ASSINE
search button

Lula quer reciprocidade de votos dos partidos da coalizão

Compartilhar

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer do PMDB e dos demais partidos que irão formar a coalizão de governo reciprocidade de votos e unidade das bancadas no Congresso. Com este critério, Lula quer estabelecer uma relação entre a participação no novo governo e o desempenho de cada legenda em votações parlamentares, afirmou nesta quarta-feira o ministro das Relações Institucionais Tarso Genro.

- Não tem racionalidade o partido participar da coalizão se não mantiver uma base unificada entre 80% e 90% de sua representação - disse o ministro a jornalistas ao tratar da decisão prévia do PMDB de dar apoio amplo e formal ao presidente da República.

Genro anunciou ainda outro parâmetro para a formação do futuro ministério: proporcionalidade entre o tamanho e o peso político do partido e sua participação no governo.

- A força política do partido no parlamento influi na força que o partido vai ter no governo - acrescentou. Segundo o ministro, estas duas preocupações foram manifestadas por Lula durante reunião nesta tarde com o presidente do PMDB, deputado Michel Temer e outros membros da Executiva do partido.

O PMDB, que conquistou maioria na Câmara dos Deputados e deve manter a maior bancada no Senado, formalizará nos próximos dias a adesão ao governo. (Reuters)